quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ética; Consumismo; Qualidade de Vida; Alienação; Cultura


Ética, Consumismo, Qualidade de Vida, Alienação e Cultura são temas bastante discutidos atualmente. E, mesmo com conceitos e definições muito diferentes, existem relações enormes entre eles, já que consideramos que um gera o outro.
A maioria das pessoas, em nossa sociedade atual, são consideradas alienadas. Essa alienação leva as pessoas ao consumismo exagerado, pensando somente que sua qualidade de vida irá melhorar ou que sua cultura será ampliada. Tudo isso nos faz questionar sobre os princípios éticos da sociedade em que vivemos.
Como conseqüência deste fato, concluímos que a alienação de qualquer indivíduo é negativa quando ocorre o bloqueio mental e a carência de adquirir novos conhecimentos. O posterior consumismo gera uma falsa expectativa de qualidade de vida e cultura, deixando as pessoas com maior dificuldade de relacionamento dentro da sociedade. Então, nossos conceitos éticos podem ser aplicados, porém, nem sempre sabemos julgar de maneira correta os indivíduos que nos cercam.

Todos estes são conceitos filosóficos, que são inseridos e apresentados à sociedade em todos os momentos. É importante, então, que as pessoas tenham em mente o significado de cada um deles para que possam, em qualquer situação, entender melhor o funcionamento das sociedades. Este é um processo lento, gerador de inúmeras dúvidas.

E como já disse Aristóteles, "A dúvida é o princípio da sabedoria".

Com sabedoria, enfrentamos a alienação, o consumismo, a qualidade de vida, a cultura e os conceitos de ética pacificamente e de maneira adequada para todos.

8 comentários:

Mariana Lunardi Vetrone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Lunardi Vetrone disse...

Muito bom o post gente! Concordo totalmente! Com sabedoria podemos viver com ética, respeito e muito mais qualidade de vida. :) E sem dúvidas não chegamos à sabedoria certo? Como normalmente estamos cheeeios de dúvidas, acho que estamos no caminho certo! ;P

Beijooos

Mariana Lunardi Vetrone - 2o Delta
www.sofiadoborba.zip.net

Rodrigo Martins disse...

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog. Fizeram com cuidado e o deixaram admirável.
Através de ilustrações e o modo como redigiram os textos conseguiram prender a minha atenção como leitor. Foram minuciosas com as palavras e, em quase todos os momentos souberam passar a opinião que desejavam.
Porém, lamento que tenham usado em tantos momentos opiniões de filósofos, ao invés da própria. Não estou aqui para dizer que vocês não se expressaram, mas vejo que poderiam ter dito mais. Não que opiniões mais trabalhadas não sejam importantes e ricas, mas a opinião própria é de suma importância para um trabalho como este.
Parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Muito Bom esse poste !

aÉ Pura verdade hoje me nossa sociedade as pessoas so querem saber de consumir pensado elas que terão uma qualidade de vida melhor, mas na verdade nao é esse consumismo EXAGERADO que vai proporcionar a elas uma qualidade de vida, não simplesmente um cartão de cretito na mão que vou sair gastando. Mas Sim Se Consigo administralo de forma certa comprando as coisas basicas para um lar e não roupas em execesso. E ao termos um respeito e etica podemos chegar a sabedoria de trocar o duvidoso pelo certo e assim para termos uma qualidade de vida.

Bejossss
PARABENS PELO TRABALHO

Lucas Martins disse...

Antes de tudo, queria parabenizar pelo texto incrivelmente bem escrito.

Concordo plenamente com tudo o que redigido. Na sociedade atual em que vivemos, as pessoas pecam ao se deixeram ser levadas pelo consumismo exagerado e desnecessário. Sabemos que hoje em dia é fácil deixar-se ser levado pela ilusão da "compre e suba de vida", mas não é bem assim. Precisamos, antes de tudo, pensar antes de comprar; pensar antes realizar qualquer ato.

Assim, essa falta ilusão só leva a população à esse tipo de alienação: bloqueio mental, uma baixa percepção das coisas.

Já diziam os filósofos: rico é aquele que pode ter pouco, mas está contente com o que possui. Pobre é aquele que tem tudo, mas ainda almeja mais. Querer nem sempre é poder.

Pra complementar e finalizar, a frase usada como exemplo no post é muito boa. Como podemos adquirir conhecimentos sem antes entendê-lo? E esse processo de entendimento só é completo quando se há dúvidas. As pessoas muitas vezes não se permitem questionar o que há em volta delas mesmas e por isso o processo de entendimento para elas não é eficaz.

Questionar, o ato de ter dúvidas, é o responsável pela criação da Filosofia. Devemos filosofar para chegar ao entedimento de tudo.

Permitir-se questionar é o primeiro passo para o processo contrário à alienação.

Belo trabalho do grupo. Parabéns de novo.

Lucas Martins Gomes
2° A - Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Unknown disse...

assim vejo que se esforçaram bastante fazendo esse blog e digo que caba parte de esforço valew a pena devo dizer que foram sabias em escolher o que falar de forma correta.
esta muito bom e concordo com algimas coisas claro que nao por nao gostar do resto mais pq cada um tem seu ponto de vista só isso
vlw meninas
;D

Viajante disse...

é a fernanda, li os posts, achei muito interessante este trabalho montando um blog sobre filosofia, eu que nao conheci amuito me interessei pela area, estudo na ETEC Carlso de campos e vou divulgar a ideia desse site.
ótimo trabalho

LOJA QUE FECHOU VENDE: disse...

“AS CAMISETAS NOSSAS DE CADA DIA”

Camiseta não deixa de ser uma peça fundamental no nosso guarda roupa, seja branca, preta, lisa, ou com estampa é sempre bem vinda. Combina com qualquer roupa, e o que é melhor, geralmente são a preços bem acessiveis, agradando os bolsos de gregos e troianos. E sem dizer também da praticidade no dia a dia, basta uma simples lavadinha e pronto, ela já está pronta para usar novamente.

“Camiseta, a grande vedete do seu guarda roupa, pense nisso!!!”.


J.Z. MAGAZINE
www.jzmagazine.com.br