quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cultura

"Pedro é muito culto, conhece várias línguas, entende de arte e de literatura."
"Imagine! É claro que o Luís não pode ocupar o cargo que pleiteia. Não tem cultura nenhuma. É um semi-analfabeto!"
"Não creio que a cultura francesa ou a alemã sejam superiores à brasileira. Você acha que há alguma coisa superior à nossa música popular?"
"Ouvi uma conferência que criticava a cultura de massa, mas me pareceu que a conferencista defendia a cultura de elite. Por isso não concordei inteiramente com ela."
"O livro de Silvia sobre a cultura dos Guaranis é bem interessante. Aprendi que o modo como entendem a religião e a guerra é muito diferente do nosso."

Essas frases e muitas outras que fazem parte do nosso dia-a-dia indicam que empregamos a palavra cultura em sentidos muito diferentes e, por sua vez, contraditórios.

Cultura pode ser empregada indicando posse de conhecimento, sugerindo prestígio e respeito, como se "ter cultura" fosse o mesmo que "ser importante". Também, pode indicar as qualidades de uma coletividade e representar uma atividade artística.

Vemos, assim, que passar da naturalização dos seres humanos à cultura não resolve nossas dificuldades de compreensão dos humanos, uma vez que, agora, precisamos perguntar: Como é possível a palavra cultura possuir tantos sentidos?



Fonte: Chaui, Marilena. Filosofia - Série Novo Ensino Médio

Um comentário:

Filósofas em treinamento disse...

Como foi citado,o tema "cultura" é um tema muito abrangente,que pode apresentar diversas interpretações e pode ser analisado e aprofundado grandemente.Acredito que houve uma falha na apresentação deste tema,já que apenas foi colocado o fato que tal é muito abrangente,e não houve uma análise mais profunda de nenhum de seus sentidos.Apesar disso,a inserção de músicas como exemplo foi uma boa sacada.
Marcella Fortes.;)