sexta-feira, 25 de abril de 2008

Consumismo

Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea.

Fonte :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo ; acesso em 24/4

Beca Arruda - Always together
Tudo começou quando eu nasci
Foi no centro de São Paulo não foi no Morumbi
Cercado de carros por todos os lados
De executivos e desempregados
Mulheres bonitas, mulheres sem graça
Eu já nasci respirando fumaça
E fui pra casa aprender a primeira lição
Que para conseguir alguma coisa por aqui
É preciso ter dinheiro e saber se vestir
Ter um bom vocabulário e sempre seguir

O poder judiciário e as leis desse país [...]




"Nessa relação os dados objetivos não são captados por nossa mente tais quais são (a coisa em si), mas configurados pelo modo com que a sensibilidade e o entendimento os apreendem. Assim, a coisa em si, o ‘númeno’, o absoluto, é incognoscível. Só apreendemos o ser das coisas na medida em que se nos aparecem, isto é, enquanto fenômeno." Imannuel Kant

7 comentários:

Filósofas em treinamento disse...

caeAs charges sobre consumismo são mutio interessantes e desmontram a realidade que estamos vivendo, em que aquele que tem muito é bem vindo e aquele q não tem nada é excluido.
Como foi dito no texto estamos acostumados com esta idéia e ela infelizmente já não nos incomoda mais.
Gostei muito

Mariana Gaio

Unknown disse...

Oi.
Tudo bem?
Gostei do blog de vocês. O grupo atendeu a todos os pedidos do professor.Eu só acho que vocês deveriam ter posto a ligação entre temas em baixo!
bjs

Carlos Felipe - 2º Beta

Unknown disse...

OPAAA!!!!
estão de parabéns ein.....
o blog fico supimpa, mereçem um aperto de mão.
"BUT" devem organizar as idéias, elas estão meio que jogadas...
só isso...
J@P@!.... ;D

Meninas Gama disse...

Meninas, adorei o blog de vocês!

As charges tocam exatamente nos pontos mais importantes da sociedade em que vivemos. Gostei especialmente da do carro e do homem andando.
Foi-se o tempo em que os carros serviam para nos levar ao nosso destino de forma mais rápida. Agora vivemos em função do transito caótico da nossa cidade, sem hora pra nada. Isso é qualidade de vida? Acho que não..
Parabéns meninas!
Beijos

Unknown disse...

Gostei das charges sobre consumismo representando as pessoas como objeto de lucro, como diz o outro comentario "aquele que tem muito é bem vindo e aquele q não tem nada é excluido".

Parabens pelo blog

Unknown disse...

Gostei das charges sobre consumismo representando as pessoas como objeto de lucro, como diz o outro comentario "aquele que tem muito é bem vindo e aquele q não tem nada é excluido".

Parabens pelo blog

- Naaah, disse...

Garotas somos aqui do 2º gama, achamos que esse trabalho não deve ficar preso somente a divisões entre as classes então estamos aqui para ler, comentar e discutir e como diria o professor ter novas experiências e adquirir novos conhecimesntos, adoramos as imagens, só ficou um pouco complicado de ler pois a letra ficou um pouco pequena, mas nada grave, vocês tem as idéias dos temas claros em suas mentes, nota-se pelo texto onde vocês fazem a relação entre os temas que vocês entenderam a essência do trabalho, porém achamos que o uso de textos e reflexôes de outras pessoas nos outros textos ficou sobreposto a opinião que deveria ser dada por vocês, enfim, parabéns pelo trabalho esperamos que continuem a postar e possamos nos comunicar em prol, de "exclarecermos as dúvidas"rsrs

Beijos

Beatriz, Tamires e Natália

2º gama